Dermatologia

Vitiligo

vitiligo.png
O vitiligo é uma doença crônica da pele que se caracteriza pela perda de pigmentação, resultando em manchas brancas ou despigmentadas em diferentes partes do corpo. Essas manchas ocorrem devido à destruição dos melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento chamado melanina, que dá cor à pele, cabelo e olhos.

As causas do vitiligo ainda não são muito bem estabelecidas, mas estudos apontam relação com traumas ou alterações emocionais, disfunções do sistema imunológico e fatores genéticos.

Existem dois tipos principais da doença: o segmentar/unilateral e o não segmentar/bilateral. O primeiro ocorre, geralmente, quando o paciente ainda é jovem, acometendo um lado do corpo, e pode fazer com que cabelos e pelos também percam a cor.

Já o não segmentar/bilateral pode surgir em qualquer fase da vida, acometendo ambos os lados do corpo. Os sinais do vitiligo tendem a se manifestar primeiro nas extremidades, como pés, mãos, e também no nariz e boca. 

Tratamento

O vitiligo é uma doença crônica, logo, não possui cura definitiva. Mas possui tratamento e os resultados podem ser satisfatórios. 

Tratamento tópico: Geralmente, são utilizados corticosteroides e imunomoduladores tópicos que ajudam a reduzir a inflamação e restaurar a pigmentação. 

Tratamentos estéticos: A fotobiomodulação pode ser utilizada estimulando a repigmentação da pele e freando a progressão da doença. 

Transplante de melanócitos: Em casos em que as terapias convencionais não são eficazes, pode ser prescrito o transplante de melanócitos. Esse procedimento consiste na remoção de melanócitos saudáveis ​​de uma área do corpo e seu transplante para as áreas despigmentadas.

Além dos tratamentos específicos para o vitiligo, pode ser recomendado o acompanhamento psicológico, já que as manchas podem impactar na autoestima e qualidade de vida. 

Consulte sempre um dermatologista!
Clinica Daya -1004 - coÌpia.jpg

Agendar Consulta

Clique no botão abaixo e agende seu atendimento conosco.